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O cérebro, a mente e o ser humano

(RESUMO:Este artigo tem por objetivo desenvolver de modo sistemático o tema O CÉREBRO, A MENTE E O SER HUMANO, baseado na obra de Steven Rose, O cérebro do século XXI: como entender, manipular e desenvolver a mente , colocando em evidência os argumentos de Rose: que podemos entender o presente apenas como contexto do passado; a história evolutiva explica como chegamos a ter o cérebro que temos hoje; a história do desenvolvimento explica como surge a pessoa, o indivíduo; a história social e cultural proporciona o contexto que restringe e dá feitio a esse desenvolvimento; e, a história individual da vida formada pela cultura, pela sociedade e pela tecnologia termina na idade e por fim na morte.
Palavras-chaves: Cérebro; Mente; Ser Humano; História; Evolução; Desenvolvimento)

Steven Rose, como neurocientista (estudioso do funcionamento do cérebro), faz isso, como qualquer outro neurocientista, que acredita que saber “como o cérebro funciona” em termos das propriedades de suas moléculas, células, e sistemas também vai nos ajudar a compreender alguma coisa sobre como as mentes funcionam. Esta é para Rose, uma das questões mais importantes e interessantes que um cientista – ou, na verdade, qualquer outra pessoa em busca da verdade – pode fazer. No entanto, o que ele e seus colegas neurocientistas descobriram fornece-nos mais que um mero conhecimento passivo do mundo, visto que, cada vez mais, como sugerem as manchetes da Scientific American, esse conhecimento oferece a perspectiva de tecnologias sofisticadas para predição, mudança e controle das mentes.

O objetivo de Steven Rose, com o livro O cérebro do século XXI: Como entender, manipular e desenvolver a mente, é explorar exatamente até que ponto a crescente capacidade da neurociência para explicar o cérebro traz consigo o poder de consertar, modular e manipular a mente. Em particular Rose, esta interessado em um dos aspectos mais intrigantes, importantes e misteriosos de como a mente funciona: como nós, seres humanos, aprendemos e nos lembramos – ou, para ser mais exato, que processos ocorrem em nosso cérebro que possibilitam o aprendizado e a memória? É nesse âmbito, incluindo desde as propriedades de moléculas especificas em um pequeno número de células até o comportamento elétrico e magnético de centenas de milhões de células, desde a observação de células individuais em microscópio até o estudo do comportamento de animais confrontados com novos desafios – que atuam as neurociências, tornando-se uma área de investigação relativamente nova, cuja expansão teve lugar durante os últimos anos, levou diversas pessoas a sugerir que os primeiros dez anos deste novo século deveriam ser declarados ”a década da mente”. Tirar partido da escala e do sucesso tecnológico do Projeto Genoma Humano, conhecendo – e até decodificando – a complexa rede de interconexão entre as linguagens do cérebro e as da mente passou a ser visto como fronteira final da ciência. Com seus 100 bilhões de células nervosas, com seus 100 trilhões de interconexões, o cérebro humano é o fenômeno mais complexo no universo conhecido – sempre, é claro, à exceção da interação de uns 6 bilhões de cérebros como esses e de seus donos no interior da cultura sociotecnológica do ecossistemas do nosso planeta!

A escala global do esforço de pesquisa que atualmente vigora nas neurociências – sobretudo nos Estados Unidos, mas seguido de perto pela Europa e pelo Japão – transformou-as das clássicas “pequenas ciências” em uma indústria importantíssima, que contrata grandes equipes de pesquisas, envolvendo bilhões de dólares do governo – incluindo a ala militar – e da indústria farmacêutica. A conseqüência disso, para Rose, é que o que antes constituía campos dispares – anatomia, fisiologia, biologia molecular, genética e comportamento – está agora compreendido pela “neurobiologia”, e com os estudos nos terrenos, historicamente disputado por biologia, psicologia e filosofia, “as neurociências”, apesar dos 30 mil pesquisadores, todos os anos, reunirem nos vastos Congressos da American Society for Neuroscience, organizados alternadamente nos maiores centros de conferências dos Estados Unidos, estudem o mesmo assunto – o cérebro, suas funções e disfunções – , eles ainda o fazem em muitos níveis diferentes e com diversos paradigmas, problemáticas e técnicas diferenciadas.

Para Rose, as contribuições para as neurociências vêm da genética – a identificação de genes associados tanto com as funções mentais normais, como aprendizado e memória, quanto com as disfunções que acompanham problemas como depressão, esquizofrenia e mal de Alzheimer. Da física e da engenharia vêm novas janelas para o cérebro fornecidas pelos sistemas de imagens: PET (tomografia por emissão de pósitrons); fMRI (imagens por ressonância magnética funcional): MEG (magnetoencefalografia) e outros – abreviações que escondem máquinas poderosas oferecendo visões do dinâmico fluxo elétrico através do qual o cérebro vivo conduz suas tarefas de milissegundo em milissegundo. Das ciências da informação vêm argumentos de que é possível modelar processos cerebrais por computação – até imitá-los no mundo artificial do computador, fazendo com que os neurocientistas retomem a reivindicar direitos sobre aquela terra incógnita final, a natureza da própria consciência, oferecendo literalmente dezenas de livros – sobretudo especulativos – com títulos que permutam o lugar do termo “consciência” foram publicados durante a última década (“Journal of consciousness studios”, e Tucson, no Arizona) abrigando regulares “conferências sobre consciência”. Diante disso, Rose, continua cético, mas tentará no livro o cérebro no século XXI: como entender, manipular e desenvolver a mente, explicar por que acha que, como neurocientistas, não temos nada de muito útil a dizer a respeito daquele “grande C” (de Consciência) em especial, e porque, portanto, como Wittgenstein disse muitos anos atrás, é melhor ficarmos calados.

O problema que preocupa enormemente Rose, é como fundir toda a massa-produtiva das neurociências, quase inimaginável de dados, fatos e descobertas experimentais em todos os níveis, desde o submolecular até o do cérebro como um todo – em uma teoria coerente do cérebro. Porque o cérebro está cheio de paradoxos. Ele é simultaneamente uma estrutura fixa e um conjunto de processos dinâmicos, em parte coerentes e em partes independentes. As propriedades –“funções”- estão simultaneamente localizadas e deslocadas, embutidas em pequenos agrupamentos de células ou aspectos do funcionamento do sistema como um todo. Temos o conhecimento parcial de alguns desses agrupamentos e suas especialidades moleculares. Entender como eles se relacionam na rede neural mais ampla é um problema do qual apenas nos aproximamos. Bem além do final da “década do cérebro” e a meio caminho da suposta “década da mente”, ainda estamos ricos de dados e pobres em teorias, diz Rose.

No entanto, para Rose, nossos conhecimentos, mesmos fragmentados como estão, ainda são formidáveis. Conhecimento, claro, como Francis Bacon chamou atenção no nascimento da ciência ocidental, é poder. Assim como a nova genética, as neurociências não tratam apenas de adquirir conhecimentos sobre os processos do cérebro e da mente, mas conseguir interferir neles – as neurociências e a neurotecnologia estão indissoluvelmente ligadas. É por isso que os desenvolvimentos nas neurociências não podem ser vistos isoladamente do contexto socioeconômico no qual eles estão se desenvolvendo, e nos quais predominam as soluções genéticas ou farmacológicas para problemas individuais
Para Rose, está claro, que o peso do sofrimento humano associado com os danos ou mau funcionamento da mente e do cérebro é enorme. Na população em processo de envelhecimento das sociedades industriais do Ocidente, o mal de Alzheimer, a aparentemente irreversível perda de células do cérebro e das funções mentais, é uma carga crescente. A probabilidade é de que haja cerca de um milhão de pessoas com Alzheimer no Reino Unido em 2020, cujo tratamento, na melhor das hipóteses, é paliativo. O mal de Huntington, muito mais raro, é conseqüência de uma única anormalidade genética; o de Parkinson é mais comum, e agora é uma doença que está no centro dos esforços para ser aliviada por diversas formas de terapia genética.
Outra área de preocupação muito mais difusa e inquietante, apontada por Rose, é a epidemia mundial de depressão, identificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o maior perigo da Saúde desde século, em cujo alivio – embora dificilmente se obtenha a cura – toneladas de psicotrópicos são fabricados e consumidos todos os anos. O Prozac é o mais conhecido, mas apenas um dos diversos agentes desse tipo, projetados para interagir com o neurotransmissor serotonina; porém, as perguntas sobre por que está ocorrendo esse aumento dramático na diagnose da depressão raramente são formuladas – talvez por medo de que revele um mal-estar, não no individuo, mas na ordem social e psíquica. Em vez disso, dá-se uma ênfase avasaladora ao que acontece dentro do cérebro e do corpo de uma pessoa. Onde, até agora, os tratamentos com remédios eram empíricos, os neurogeneticistas se oferecem para identificar genes específicos que podem desencadear o problema; e, em combinação com a indústria farmacêutica, se propõe a projetar remédios (“racionais”) sob medida que se ajustam a qualquer individuo especifico – os chamados psicofarmacogenéticos.

Entretanto, na opinião de Rose, as pretensões das neurotecnologias vão além disso. O fervor reducionista dentro do qual estão sendo criadas argumenta que uma enorme variedade de doenças sociais e individuais pode ser atribuída ao mau funcionamento do cérebro, como conseqüência de genes defeituosos. O “distúrbio” de comportamento destrutivo, de hiperatividade e déficit de atenção – ADHA (attention déficit hyperactivity desorder) é caracterizado por fraco desempenho na escola e incapacidade de se concentrar nas aulas ou de ser controlado pelos pais. Supostamente é conseqüência de função cerebral defeituosa associada a outro neurotransmissor, a dopamina. O tratamento prescrito é um remédio análogo à anfetamina, chamado Ritalina. Há uma epidemia mundial crescente de seu uso. Rose, questiona: “Será esta uma abordagem médico-psiquiátrica apropriada para um problema individual, ou um quebra-galho barato para evitar a necessidade de questionar a escola, os pais e o contexto social mais amplo da educação?

O complexo neurogenético-industrial torna-se, desse modo, ainda mais poderoso, com transferência da área da explicação psicológica social e/ou pessoal – não só nos casos antigos, como inteligência, vicio e agressão, como até tendência política, religiosidade e probabilidade de divórcio na meia-idade – para a região da biologia, vindo a oferta de tratamento, manipulação e controle. Assim, com as neurotecnologias emergentes, no momento aindacruas, mas que se tornam progressivamente cada vez mais refinadas, o admirável mundo de hoje terá uma multidão de psicotrópicos especialmente projetados, disponíveis por escolha do consumidor (as chamadas drogas “espertas”, para intensificar a cognição) ou por prescrição do Estado (Ritalina, para controle do comportamento); cujo desenvolvimento e uso no contexto da sociedade industrial contemporânea apresentam um conjunto de dilemas médicos, éticos, jurídicos e sociais tão poderosos quanto os da nova genética, e precisamos começar a resolvê-los quanto antes.

Diante disso, Rose levanta-nos os seguintes questionamentos: Que efeito as neurociências e as neurotecnologias em desenvolvimento têm sobre nosso senso de responsabilidade individual, de ser uma pessoa? Até que ponto elas irão afetar os sistemas jurídicos e éticos e a aplicação da justiça? Como será que o crescimento rápido das interfaces cérebro humano/máquinas – uma combinação de neurociências e informática (biônica) – vai mudar o nosso modo de viver e pensar? Essas são as perspectivas e problemas que se tornarão cada vez mais presentes e claras para nós e nossos filhos dentro dos próximos dez ou vinte anos. Desse modo, ainda outra palavra hibrida se introduz nas discussões atuais: a neuroética.

Estas são, portanto, algumas das questões que Rose vem explorando durante os seus 45 anos como pesquisador neurocientista e as quais, por fim, tentará resolvê-las no livro o cérebro do século XXI: Exatamente qual será o futuro do cérebro? Ou seja, que esperanças temos agora de “conhecer’ o cérebro? Será que temos capacidade para montar o quebra-cabeça do cérebro –de quatro dimensões e níveis múltiplos no espaço e no tempo – necessário antes de podermos até mesmo começar a tarefa real de decodificar as relações entre mente e cérebro? Ou ainda melhor, sob o ponto de vista de Rose, poderemos aprender as regras de tradição entre essas linguagens muito diferentes? E qual será o futuro de todos os nossos cérebros e mentes em um mundo em que as neurotecnologias manipuladoras estão se tornando cada vez mais poderosa? Exigindo-lhe tentar realizar uma tarefa quase impossível de avaliar o estado atual das ciências do cérebro: o que os neurocientistas sabem – ou pensam que sabem – a respeito da massa enrugada de tecido dentro de nossa própria cabeça. Já tentado por ele uma vez, há cerca de trinta anos, ao escrever um livro chamado The Conscious Brain [“O cérebro consciente”], porém, isso foi muito antes da exploração dos conhecimentos das últimas décadas, de modo que as coisas pareciam mais simples. Tornando-se impossível uma atualização, embora fosse desejável por Rose, procura fazer agora de modo diferente, ou seja, necessitamos para compreender os organismos vivos, irmos além do aforismo de Theodosius Dobzhansky, biólogo evolucionista,que certa vez disse que nada na biologia faz sentido a não ser sob a luz da evolução; levando Rose, a considerar o ponto de partida para qualquer tentativa de compreender o cérebro humano hoje seria situá-lo em termos evolutivo: como e por que o cérebro pôde evoluir? Além de sua história evolutiva, devemos compreender a história de seu desenvolvimento, o caminho desde o ovo fertilizado até o organismo adulto com um cérebro desenvolvido e um repertório de comportamentos.

Rose inicia propriamente o livro, onde no capítulo 2. O passado é a chave para o presente, podemos tirar algumas conclusões úteis estudando organismos existentes, tantos aqueles que possuem cérebro desenvolvido como os dotados de sistema nervoso e tipos de comportamento aparentemente menos complexos. Concluindo-se que os organismos se constroem eles mesmos, seus cérebros e seus comportamentos a partir da matéria-prima fornecida por seus genes e pelo contexto ambiental com o qual vão interagir – uma visão do mundo algumas vezes chamada de teoria dos Sistemas de desenvolvimento, ou autopoiese – onde relata o desenvolvimento do cérebro seguido da evolução para formar o capítulo 3. De 1 a 100 bilhões em nove meses. Depois, como os ciclos vitais exigem não só inícios, mas também términos, no capítulo 7. Cérebros mais velhos: mentes mais sábias? passa dos anos iniciais para os finais, para o cérebro em envelhecimento e seus dissabores.

Com esses três capítulos, que forneceram a Rose a base da qual pode valer-se para esclarecer as questões cruciais: O que significa ser um ser humano?. Se nossos genes são 99% idênticos ao dos Chimpanzés, se nosso cérebro é formado por moléculas idênticas, distribuídas em padrões celulares bastante semelhantes, então porque somos tão diferentes? Tornar-se um ser humano, tornar-se uma pessoa, temas dos capítulos 4 e 5; e, indo à questão-chave: e a “mente”?. Onde, nos 100 bilhões de células nervosa do cérebro – se é que estão mesmo lá – vamos encontrar alguma coisa que se aproxime da mente? Ou será essa uma questão rigorosamente sem sentido, imposta a nós pela estrutura de nossa própria história, uma vez que os neurocientistas trabalham dentro da tradição ocidental, com seu amor às dicotomias, de mente e cérebro, natureza e criação, neurológico e psicológico?

O Capítulo 6. Ter um cérebro, ser uma mente é a própria abordagem de Rose a respeito dessas questões. Tenta compreender nossos cérebros/mentes, envolvendo a preocupação com questões bastantes profundas da filosofia e da sociologia da ciência, sobre como sabemos o que sabemos, dependentes de uma interação em pelo menos três fatores. Um deles é a natureza material do próprio mundo. Ele existe independentemente de minhas tentativas de interpretá-lo, embora eu só consiga conhecer o mundo por intermédio de meus próprios órgãos dos sentidos e dos modelos que estes ajudam a construir dentro de minha própria cabeça – eles são de fato formados pela minha própria evolução e desenvolvimento, e, inevitavelmente, pela sociedade e pela cultura dentro das quais esse desenvolvimento se deu. As maneiras pelas quais conduzimos nossas observações e experiências no mundo exterior, as bases daquilo que encaramos como prova, as estruturas teóricas dentro das quais embutimos essas observações, experiências e provas, tomaram forma por meio da história do nosso sujeito, pelo poder e pelos limites da tecnologia disponível, e pelas forças sociais que deram e continuam a dar forma a essa história.
As tradições filosóficas reducionistas da ciência ocidental moldam nossas abordagem de conhecimento. No entanto, muitas vezes são dolorosamente postas à prova pela complexidade do mundo real. Rose, reafirma: nada neste mundo real é mais complexo que nosso cérebro, e devemos sempre estar atentos para o grau em que nossas idéias são tanto formadas como restringidas pela nossa própria história. O que Rose, diz no Capítulo 6, fica iluminado ou obscurecido pela luz e pela sombra vindas dessas múltiplas fontes.

A ciência não trata apenas da contemplação passiva da natureza, mas carrega com ela um corolário interventor. Portanto, são as tentativas dos filósofos e físicos primitivos, a respeito da natureza do cérebro e da localização da sede da mente, bem como, nos últimos três séculos de busca da explicação do cérebro consistem também em tentativas de curar a mente doente, que fornecem os precursores para as neurotecnologias presentes e futuras. Para estabelecer o potencial dessas tecnologias no contexto, no entanto, Rose, começa no capítulo 8. O que sabemos, o que poderíamos saber e o que não podemos saber, levando em consideração o futuro da própria neurociência – o que sabemos, o que poderíamos saber, e o que ele vê como os limites inevitáveis para esse conhecimento – antes de voltar-se, no capítulo 9, para a história de tentativas de usar o conhecimento neurocientifico para curar a mente. Quanto às tecnologias, Rose, começa no capitulo 10, com dois estudos de caso exemplares, a busca dos intensificadores da cognição – as assim chamadas “drogas espertas” – e o uso de remédios para controlar o comportamento de crianças em escolarização.

Finalmente, nos capítulos 11. A próxima grande novidade? e 12. A ética em um mundo neurocêntrico, Rose, analisa as mais novas ameaças e promessas da neurotecnologia e seus desafios éticos: a eliminação dos comportamentos indesejados ou o realce de características desejadas; a leitura e modificação de nossas mentes; o controle de dissidências; a predição e modificação do futuro. Os governos já falam em “policiamento do cérebro”. Os fabricantes passam a ter interesse em “neuroeconomia” e até em “neuromarkting”. Será que esse “progresso” é inevitável? Como podemos nós, como cidadãos, ajudar a formar e dirigir as metas, métodos e usos da neurociências e da neurotecnologia durante as próximas décadas? Este é o desafio democrático com o qual Rose termina seu livro: um desafio à institucionalização daquela palavra hibrida cada vez mais na moda, “neuroética”.

Nos trajetos evolutivos que levou os seres humanos, mapeados por Rose (2006:48) levaram-no as considerações dos seguintes passos: das protocélulas a eucariotos fielmente replicadores, capazes de reagir de modo adaptativo a ambientes desiguais; de eucariotos unicelulares a animais multicelulares com sistemas internos de transmissão de sinais, e destes a sistemas nervoso maduros, capazes não só de construir planos de ação, mas de modificar esses planos, pelo menos temporariamente, em resposta a contingências ambientais, seguindo-se ao passo do cérebro.

Para Rose (2006:49) , não há, nenhum trajeto evolutivo linear da protocélula até o ser humano; ao contrário, há inúmeros caminhos divergentes. […] Nos moluscos e nos artrópodes (neurônios de insetos), o gânglio central – o mais próximo que os indivíduos pertencentes a esse imenso número de espécies chegam de ter um cérebro – e o trajeto de conexão principal entre o gânglio central e outros gânglios ficam arrumados em um anel em torno dos intestinos, cujo dispositivo impõe uma limitação de projeto fundamental na complexidade do sistema nervoso, ou seja, leva à redução do diâmetro do intestino propriamente dito, na medida que o número de neurônio aumenta, o anel nervoso em torno do intestino tem de engrossar. […] O problema de desembaralhar os intestinos do cérebro evita um aumento dramático no tamanho em complexidade do sistema nervoso – um bloqueio ainda mais nítido nos antrópodes, que não têm um esqueleto interno, mas, em vez disso, carapaças externas duras, cujas estruturas propiciam pouca margem de crescimento. O melhor que pode ser feito é distribuir o “cérebro” em um número de lobos discretos separados espacialmente, cada qual com funções separadas, mas ligados pelos feixes que levam centenas de milhares de nervos individuais responsáveis pela comunicação eficiente. Os limites propiciam as ocasiões. A enormidade de formas de vida de insetos e seus comportamentos complexos mostram que grandes cérebros não são necessários para o sucesso evolutivo. Muitos insetos têm sistemas sensoriais extremamente bem desenvolvidos. […] Do mesmo modo que os insetos, os moluscos também têm cérebro distribuído em diversos gânglios. […] No entanto, por mais habilidosos que sejam esses animais modernos, a rota evolucionária pelas quais eles surgiram divergiu daquela que levou aos grandes vertebrados e, por fim, ao cérebro humano, há muito, muito tempo.

O desenvolvimento de cérebros grandes (de verdade) exigiu duas mudanças principais na construção dos sistemas nervosos: a separação dos nervos propriamente ditos do intestino e a concentração da potência nervosa. Exigiu também o primeiro passo na direção do desenvolvimento de um esqueleto ósseo, por exemplo: o anfioxo, um pequeno peixe do fundo do mar. Os vertebrados iniciais têm três dilatações cheias de neurônios na extremidade correspondente à cabeça do tubo neural, formando rombencéfalo, mesencéfalo e prosencéfalo, por exemplo: o “bauplan” do cérebro vertebrado, cada qual associado a um dos sentidos especiais. O prosencéfalo registra o olfato, o mesencéfalo, a visão e o rombencéfalo, o equilíbrio e as vibrações, numa montagem de módulos que interagem, mas são funcionalmente especializados – os descendentes dos gânglios.
O cérebro é um órgão plural, mas que normalmente funciona de um modo integrado. […] Cérebros desenvolvidos mais tarde mostram um aumento no tamanho e, portanto, no número de neurônios, a parte frontal para a ser o cérebro, ele próprio dividido em região frontal (telencéfalo) e uma posterior (diencéfalo); o mesencéfalo passa a ser o tecto óptico; o rombencéfalo se torna o cerebelo, com o aumento de neurônios, cada axônio são revestidos com uma camada isolante de lipídeos, chamada mielina; de cor branca e com textura um tanto gordurosa, forma a bem conhecida “substância branca” do cérebro, em oposição à “substância cinzenta” de corpos e dentritos de células nervosas densamente embaladas (na verdade, rica em sangue e portanto rósea, e não cinzenta); sintetizada por células especializadas que formam parte do sistema nervoso, – as glias, que são diferentes dos neurônios. Além daquelas que fazem a mielina, outras circundam os neurônios dentro da substância cinzenta, levando para eles alimentos vindos do suprimento de sangue e ajudando-os a se livrar dos rejeitos. A quantidade de glias é maior que a de neurônios no cérebro dos mamíferos e, elas também têm um papel crucial no desenvolvimento do cérebro.

Nem todos os módulos do cérebro estão organizados de maneira cortical, seja em peixes, seja em outros vertebrados, mas é uma solução que foi adotada à medida que a complexidade e o tamanho relativos do cérebro aumentaram em mamíferos, Primatas e seres humanos. Por fim, até isso não é suficiente e, para aumentar a superfície cortical ainda mais, a superfície do cérebro passa a ser enrugada, com profundos vales (sulcos) e colunas (circunvoluções). Os seres humanos, outros primatas e os golfinhos têm córtizes cerebrais intensamente enrugados.

Transições evolutivas posteriores representam tanto um constante aumento no tamanho do cérebro em relação à massa corporal quanto uma sutil mudança em suas funções. É com os primeiros animais terrestres, anfíbios e répteis, que se inicia o grande desenvolvimento da região do cérebro frontal, o telencéfalo. Nos mamisferos o cérebro evoluiu a partir dos lobos olfativos projetando-se para fora, aumentando e dobrando-se sobre todas as demais regiões do cérebro para formar os hemiférios cerebrais; o encéfalo assume a tarefa de coordenação e controle do tálamo. Algumas das regiões talâmicas passam a ser meros postos de passagem, estações de muda na rota do córtex cerebral. Algumas, no entanto, como o hipotálamo e a pituitária, permanecem com significância vital no controle do humor, das emoções e dos padrões de comportamentos complexos. O hipotálamo contem grupos de neurônios ligados à regulação do apetite, do impulso sexual, ao sono e ao prazer; a pituitária regula a produção de diversos hormônios-chave e forma a principal ligação entre os sistemas de controle nervoso e hormonal.

Os seres humanos têm no núcleo do cérebro – como afirmam os deterministas comportamentais que popularizam o fato – um “cérebro de peixe” e um “cérebro de réptil” que de vários modos são mais importantes que o muito alardeado córtex cerebral. Permanecem as regiões do cérebro, mas suas funções foram transformadas ou parcialmente suplantadas por outras. Os peixes, anfíbios, répteis e aves sobrevivem hoje porque são inteiramente “aptos” para seus ambientes e estilos de vida – pelo menos tão aptos e “evoluídos” quanto os seres humanos. Os processos de evolução que deram origem a seus ancestrais lhes garantiram isso. A linha evolutiva que levou aos mamíferos e daí aos primatas e seres humanos descreve apenas uma das inúmeras trajetórias evolutivas que geraram todas as atuais formas de vivas e que continuam a incentivar a adaptação em reação as contingências permanentemente em mutação do meio ambiente. Acima de tudo, a adaptação trata da sobrevivência; nosso cérebro evoluiu como estratégia para a sobrevivência, e não para resolver quebra-cabeças cognitivos abstratos, fazer palavras-cruzadas ou jogar xadrez.

Todas as regiões cerebrais, com exceção do neocórtex, têm algum tipo de equivalente rudimentar nos répteis. O neocórtex em camadas é exclusivo dos mamíferos, e o modo pelo qual ele assumiu as funções talâmicas pode ser mostrado pelo mapeamento das conexões entre o neocórtex e o tálamo, conexões que chegam todas dentro de camadas específicas dos neurônios corticais; descobre-se que cada região talâmica corresponde a uma área neocortical apropriada. Nos mamíferos iniciais, do mesmo jeito que nos marsupiais contemporâneos, a área motora e os alvos corticais dos neurônios tolâmicos ocupam a maior parte do neocórtex.

Funcionalmente, então, o neocórtex deve estar em grande parte ligado às análises mais sofisticadas da informação, que nos anfíbios estão por conta apenas do tálamo. O principal desenvolvimento mais recente nos mamíferos evoluídos é a expansão da área do neocórtex entre as regiões sensoriais e as motoras. Estas contém conjuntos neuronais (algumas vezes chamadas de áreas de associação) que não possuem conexões diretas fora do córtex, mas, em vez disso, falam apenas umas com as outras e com outros neurônios centrais; elas se relacionam com o mundo exterior apenas depois de diversos estágios de mediação neuronal. Nos seres humanos, essas áreas incluem o maciço lobo pré-frontal e regiões dos lobos occipital, temporal e parietal. Do mesmo modo que o cérebro como um todo não é um órgão único, mas uma adição de estruturas evoluídas mais ou menos recentes, organizadas em módulos distintos, assim também é o córtex. Este, com cerca de quatro milímetros de espessura nos seres humanos, contém cerca de metade dos neurônios do cérebro inteiro, arrumados como um bolo de camadas em seis patamares; e, os neurônios também estão organizados em uma série de colunas funcionalmente distintas, passando em ângulos retos à superfície do cérebro com limites definidos entre eles, cada um tendo um feitio diferente, mas especifico, classificável como piramidal, estrelado e células em cesto. Cada neurônio está conectado a outros, tanto a alguns em sua vizinhança como a outros distantes dele, via dendritos e axônios. Em particular, são as células piramidais (cerca de 75% do total) que enviam seus axônios a distâncias mais longas; as outras formas são interneurônios, que fazem apenas conexões locais.

Portanto, nessa trajetória inevitávelmente especulativa, desenvolvida pelo uso do presente como indicio do passado, que traçamos, com Rose, desde a origem da vida na terra até o surgimento do Homo sapiens como uma espécie distinta cerca de 200 mil anos atrás – a inferência foi baseada em evidência dos fósseis, dos cérebros e de comportamentos daquelas formas vivas atuais que se parecem assemelhar mais de perto com elas – , o que há de exclusivo no cérebro humano que nos ajuda a entender a exclusividade de nossa espécie? Em parte, na nossa versatilidade. Somos os especialistas em pentatlo: podemos não conseguir fazer qualquer das coisas (habilidades sensoriais e motoras) melhor que outros, mas somos a única espécie que pode (está menos se estiver em uma forma física razoável) correr um quilômetro, nadar em um rio e depois trepar em uma árvore. E certamente somos a única espécie que pode depois contar nossas façanhas para outros membros de nossa espécie, ou compor um poema sobre elas. Acima de tudo, temos uma profunda gama de emoções que permitem que sintamos empatia, solidariedade, piedade, amor, pelo que sabemos até agora; bem além do escopo de outras espécies (só a espécie humana, para Rose, parece, consegue sentir a empatia interespécies que impulsiona muitos nos movimentos dos direitos dos animais, um paradoxo curioso! Temos linguagem, consciência, previsão. Temos sociedade, cultura, tecnologia. Como e por quê? De onde, na história da nossa evolução, essas capacidades, ao que tudo indica, exclusivas, aparecem, e o que o nosso cérebro têm a ver com a condição de possibilidades delas? São essas grandes questões, que Rose, redireciona no capítulo 3. De 1 a 100 bilhões em nove meses a discussão para ver o surgimento do cérebro adulto, desta vez não do ponto de vista de sua filogenia, da sua evolução, mas, de certo modo, do desenvolvimento desde o embrião e do cérebro da criança: o ponto de vista da ontogenia (estudo do desenvolvimento individual dos seres vivos, desde o seu primeiro esboço até o estado adulto).

Com o desenvolvimento da antogenia estaremos em solo mais firme. Esse são processos sobre os quais se pode falar com alguma certeza. Podemos observar o desenvolvimento humano e interferir no dos nossos parentes não humanos. A trajetória pela qual a fusão do esperma humano com o óvulo resulta,.depois de nove meses de gestação, em um bêbe de três a quatro quilos – inteiramente equipado com órgãos internos, membros e um cérebro com a maior parte de seus 100 bilhões de neurônios instalados – fica então relativamente fácil de descrever, mesmo que seja difícil de explicar.

Nosso cérebro (ser humano) demonstra ao mesmo tempo a unidade essencial dos seres humanos e a individualidade essencial de cada um. A fonte tanto das semelhanças como das diferenças está nos processos de desenvolvimento, desde a concepção até o nascimento, que pegam a matéria bruta dos genes e do ambiente e os empregam em um desenvolvimento contínuo, aparentemente sem marcas. O feto em desenvolvimento, e o ser humano único que ele virá a ser, é sempre tanto 100% produto do deu DNA como 100% produto do ambiente daquele DNA – e, isso inclui não apenas o ambiente celular e maternal, mas o ambiente social no qual a mãe grávida está localizada.

O ponto essencial para se apreender é que a vida é uma “coisa” estática, mas um processo. Não só durante o desenvolvimento, mas ao longo de todos o período de vida, todos os organismos vivos estão em um estado de fluxo dinâmico que tanto garante a estabilidade de momento a momento (homeostase) como a constante mudança ao longo do tempo ou homeodinâmica

A vida inteira trata de ser e tornar-se; ser uma coisa e ao mesmo tempo transformar-se em algo diferente. È por isso que Rose, afirma que as criaturas vivas estão continuamente se construindo. Esse processo é um processo de autocriação, autopoiese , ou (como às vezes tem sido chamado) teoria dos sistemas de desenvolvimento . A célula, o embrião, o feto, em um sentido profundo, “escolhem” que genes ligar em qualquer momento durante seu desenvolvimento; eles são, desde o momento da fertilização, mas cada vez mais durante essa longa trajetória do nascimento e além, um agente ativo de seu próprio destino. É por meio da autopiese que o ser humano que vai nascer se constrói. Portanto, em nenhum outro órgão do corpo a seqüência do desenvolvimento é mais simultaneamente dramática e enigmática que no cérebro, ou seja, sua complexidade e a exatidão aparentes com as quais os neurônios individuais nascem, migram para seus lugares finais apropriados e fazem as conexões que garantem o recém-nascido, ao chegar ao mundo exterior, tenha um sistema nervoso tão completamente organizado que já consiga ver, ouvir, sentir, expressar suas necessidades e movimentar os membros.

Daí derivam duas perguntas, cujos objetivos estaremos desenvolvendo a seguir é responder a elas, desde que o conhecimento atual o permita. Primeiro, como a dinâmica do desenvolvimento explica a aparente invariância do cérebro humano, progredindo do ovo ao embrião, ao feto e à criança, com essa precisão extraordinária? A segunda, como ela consegue explicar as diferenças entre os cérebros que se desenvolveram desse modo? As dua são imanentes dentro do processo de autopoiese. A primeira delas, desenvolvimento invariantes dentro de um ambiente flutuante, é chamada de especificidade; a segunda as variações que se desenvolvem como adaptações às contingências do ambiente, é a plasticidade. Grande parte daquilo que precisa ser compreendido a respeito do cérebro está englobada dentro desses dois processos entrelaçados, uma dupla hélice do desenvolvimento, se preferir, segundo Rose.

Vimos que a conexão neuronal evoluiu de sistemas de sinalizações hormonais primitivos, como os gânglios difusos – conjuntos de células nervosas – se concentravam na extremidade correspondente à cabeça para formar o cérebro. Mas a interconectividade íntima de cérebro e corpo permanece.

O cérebro com sua demanda veraz por glicose e oxigênio, está inteiramente à mercê do sistema circulatório do corpo para que os forneça. Os processos nervosos originados nas regiões mais baixas do cérebro, mas que em geral não exigem supervisão cortical, conseguem regula a taxa de temperatura e a respiração. Estes íntimos processos reguladores mútuos ocorrem em muitos níveis diferentes. O hipotálamo regula a liberação de hormônios da pituitária, hormônios estes entre cujas principais funções está a regulação da liberação de outros hormônios das glândulas supra-renais, testículos e ovários. Mas, reciprocamente, os neurônios em muitas regiões do cérebro (inclusive o hipocampo, o hipotálamo e a amígdala) portam receptores que respondem a hormônios esteróides, como o cortisol, hormônios peptídicos, como a oxitocina e a vasopressina, e mesmo a adrenalina. Portanto, a neurociência, está começando a ter atenção – em especial – a interação completa entre o cérebro e o sistema imunológico, que faz surgir um campo de pesquisa inteiramente novo, a psiconeuroimunologia.

Na história da construção de cérebros, o cérebro é uma estrutura muito ordenada: os neurônios têm de conhecer seu lugar para reconhecer com quem eles deverão se comunicar, garantindo que os dendritos e axônios façam as conexões apropriadas; lembrando-se de que o cérebro está longe de ser homogênio. É dividido em numerosas regiões funcionalmente especializadas – miniórgãos -, e em cada região as células estão dispostas em um modelo severamente controlado. A interligação correta dessa estrutura já seria um problema bastante difícil se cada neurônio, ao nascer, estivesse em seu local apropriado – córtex embriônico ou tálamo ou o que fossem, mas não é o caso. As células, nascem em um lugar – uma espécie de berçário neuronal, e, à medida que amadurecem, elas saem em busca do destino, migrando com exatidão por distâncias enormes.
Portanto, a história do desenvolvimento do cérebro principia no momento da concepção. Durante esses poucos meses de desenvolvimento embriônico e fetal, todos os bilhões de neurônios e glias que irão por fim constituir o cérebro começam a derivar do tubo neural. As células próximas à superfície e dos ventrículos são destinadas a dar origem aos neurônios e a algumas das células da glia. Durante o primeiro estágio, as células do tubo neural se tornam especializadas em dois tipos gerais, precursores dos neurônios e da glia, respectivamente – neuroblastos e gliobastos.

Durante o desenvolvimento embrionário, há uma superprodução de células. Nascem muitos mais neurônios do que a quantidade que irá posteriormente sobreviver (a apoptese – processo “seletivo natural”, que o imunologista e teórico da consciência humana Gerald Edelman chamou de “darwinismo neural”) . Há um número de axônios que chegam ao seu destino que células – alvo para recebê-los. Eles têm, portanto, de competir pelos alvos. Os que não os encontram murcham e morrem. Existe, portanto, nesse modelo de desenvolvimento, competição por recursos escassos – fatores tróficos, células-alvo, espaço sináptico. Quando os axônios se encontram com os dendritos ou com o corpo celular de outro neurônio, a sinapse pode começar a ser formada.

Embora haja uma perda de neurônios com a idade, especialmente nos últimos anos de vida, mesmo adulto o cérebro (especialmente o córtex olfativo) mantém como reserva uma pequena população de chamados progenitores, ou células tronco, com a capacidade de se diferenciar em neurônios quando necessário, cujo potencial atualmente é foco de pesquisas intensas, já que pode oferecer a promessa de reparar cérebros danificados por doença ou ferimentos.
Até aqui o foco está no desenvolvimento de estruturas cerebrais; mas agora o que realmente tem importância é como esse processo ontogenético está relacionado com o desenvolvimento de competência comportamental, da transformação de um óvulo fertilizado em um individuo humano competente.

O nascimento e a migração de neurônios e glia, o desenvolvimento de um cérebro com cinco vesículas, córtex e conexões de nervos com músculos, e dos órgãos dos sentidos com o cérebro são parte de uma preparação para o drama do nascimento e a crescente autonomia do bebê humano. No entanto, há mais coisas envolvidas, as funções se desenvolvem em paralelo com a estrutura durante os nove meses da gestação humana, e há mesmo um sentido importante no qual a função determina a estrutura – por exemplo, nas maneiras pelas quais as sinapses se retraem e morrem se não forem ativadas por sinais que percorrem os neurônios.

Algumas funções aparecem muito no inicio do desenvolvimento, como o sistema de circulação sanguínea e o sistema nervoso são os primeiros a funcionar na vida embrionária: as batidas cardíacas começam na terceira semana depois da concepção. Uma das medidas-chave da vida do cérebro, de sua maturação funcional, é o desenvolvimento de atividade elétrica, aquele índice de trafego e comunicação transneural. Já desde o terceiro mês pré-natal, ondas muito lentas de atividades elétrica podem ser detectadas na superfície do cérebro, e a atividade elétrica continua no pedúnculo cerebral parece ocorrer a partir do quanto mês em diante, segundo Rose.

O padrão geral de interligação neural, de conexões sinápticas, de sulcos e circunvoluções corticais, de colunas neuronais modulares é universal, mas a especificidades são individuais, o construto da linha vital de comunicações do desenvolvimento de cada feto prestes a se tornar humano. As complexidades de se interpretar essas diferenças, é claro, são matéria de controvérsia, nenhuma delas maior que aquela que envolve sexo e gênero, desde que estes possam ser separados. Portanto, a afirmativa comum é que todos os cérebros humanos começam femininos, e que alguns “ficam masculinizados” durante o desenvolvimento fetal, uma “masculinização” para a qual a diferença entre os cromossomos é necessária, mas não suficiente; sendo uma chave para essa “masculinização” o hormônio testosterona, que em média é encontrado em maiores concentrações nos homens. Nenhum dos hormônios: testosterona(masculino) e estrogênio (feminino) é fabricado no cérebro, mas os dois podem entrar nele por meio da corrente sanguínea, e há receptores na membrana neuronal no hipotálamo e em outras regiões do cérebro que reconhecem os hormônios. O que “masculiniza” o cérebro, de outra forma feminino é uma onda de produção de testosterona que ocorre entre oito e vinte semanas de gravidez, que faz parte do processo de diferenciação entre os cérebros masculino e feminino. As diferenças médias caracterizadas, aparecem na distribuição dos receptores neuronais para hormônios. Portanto, os hormônios sexuais não são os únicos esteróides que afetam os processos cerebrais, e estão intimamente ligados, do ponto de vista químico, ao equivalente do próprio cérebros, a hormônios esteróides, os neurosteróides, que funcionam um pouco como o BDNF e outros fatores de crescimento, mas que também estão presentes do nascimento, em concentrações diferentes nos centros masculino e feminino.

Existe uma outra característica estranha da história do desenvolvimento do cérebro em relação ao sexo e que recentemente passou a fascinar os neurocientistas, segundo Rose, desta vez relacionada ao sexo não do feto, mas do(a) progenitor (a), ou seja, ao fenômeno chamado de estampagem (imprinting) genômica que garante que algumas regiões do cérebro seja expresso o alelo (gene) herdado do pai (nas regiões do mesencéfalo) e, em outras, o alelo da mãe (nas regiões corticais), segundo Rose; sendo importante conhecer os modos pelos quais o desenrolar do Programa de desenvolvimento contribui para as diferenças; individuais até no período pré-natal, e isso começa, é claro, com exclusividade de cada individuo. A maior parte dessas diferenças genéticas conhecidas é, por motivos evidentes, constituída daquelas que resultam em anormalidades sérias no desenvolvimento do cérebro e do comportamento – algumas vezes resultando em aborto ou morte prematura, algumas vezes como a doença do Huntington, conseqüência de um único defeito genético (embora seja um defeito que possa adotar uma variedade de formas), ou mal de Alzheimer, em que combinações particulares de genes representam fatores de risco que podem aumentar ou diminuir a probabilidade de se desenvolver a doença na velhice; bem como, as causadas por seus efeitos negativos, são os aspectos da saúde e vida da mãe grávida que podem afetar o desenvolvimento cerebral do feto, como infecções e fatores nutricionais evidentes, já que o feto depende inteiramente do suprimento placentário, podendo resultar em pesos cerebrais mais baixos e déficits de cognição no bebê (e, é claro um aumento dos abortos), com problemas da desnutrição severa e extrema como: spina bífida (falha no fechamento adequado do tubo neural, ocorrida com a desnutrição severa, devido a deficiência da vitamina ácido fólico) e anencefalia (quando a desnutrição ocorre de modo extrema, na extremidade inferior do tubo, onde a medulo espinhal não fica adequadamente fechada dentro da espinha, e se for na extremidade da cabeça, o cérebro não se desenvolve). Outro fator, o uso de bebidas alcoólicas pela mãe, cigarros ou outras drogas de efeito central, legais ou ilegais, também pode contribuir para prejuízos cognitivos no bebê, bem como o estresse materno severo.

A saga de 3 bilhões de anos da evolução e a saga dos nove meses do desenvolvimento do cérebro humano montaram as matérias-primas exigidas para começar a abordar a questão da conversão em seres humanos, cujas características exclusivas, estão a linguagem, a existência social e a consciência de si e dos outros, que para Rose, parecem apresentar uma descontinuidade nítida, até mesmo com relação a nossos parentes geneticamente evolutivos mais próximos. Subjacentes a todos eles estão os atributos especiais dos seres humanos a que podemos chamar de mente, de ser consciente, cujo potencial para a mente deve ser fornecido por nossa herança evolutiva, sua atualização durante os meses e anos do inicio da infância e da maturação tanto do cérebro como do corpo. Para Rose, é inequívoco que nosso cérebro e mente humanas são produtos da evolução, mas os processos pelos quais as mentes modernas evoluíram e as restrições que esses processos evoluídos podem ter imposto, são questões de debate intenso e apaixonado. Somos os herdeiros não apenas dos genes, mas também das culturas e tecnologias dos nossos ancestrais. Fomos profundamente formados por eles, e, porque temos esse formato, podemos por nossa vez ajudar a formar nossos próprios futuros e os dos nossos descendentes.

É difícil imaginar a organização social efetiva ou a disseminação de novas tecnologias sem a linguagem, ou a posse de linguagem sem um conceito de si própria, e pelo menos uma teoria rudimentar da mente.

A capacidade humana da linguagem é, essencialmente infinita – não há limites óbvios aos tipos de sentenças com significado que podem ser construídos – , e isso a distingue de todas as formas conhecidas de comunicação não humana. Além dos órgãos da fala (laringe e a língua), a segunda exigência para a comunicação lingüística, segundo Rose, é cognitiva: a capacidade deusar vocalização para simbolizar objetos, processos, atributos; ou seja, usar a fala para a comunicação em linguagem, exigindo um receptor da comunicação que consiga distinguir as vocalizações e compartilhe de um entendimento comum de seus referentes no mundo exterior, o que depende minimamente do aparelho auditivo perceptivo relevante, tornando possível ouvir e distinguir os sons. Mas é necessário também possuir o poder de computar e classificar esses sons, uma capacidade que deve depender de estruturas do cérebro diferentes daquelas envolvidas na mecânica da produção dos sons. O cérebro humano moderno é assimétrico; as regiões do hemisfério esquerdo, conhecidas por seus descobridores como área de Broca e área de Wernicken, são notavelmente maiores que as regiões correspondentes no hemisfério direito. Essas regiões são vitais para a geração de fala coerente.

Para Rose, os seres humanos, do mesmo modo que seus parentes símios são animais sociais, e a vida social exige comunicação. A linguagem e a representação simbólica se desenvolvem pari passu com a cultura e a organização social, como a maneira mais eficiente de garantir a compreensão entre os membros da mesma família ou grupo. Desse modo, o cérebro, a linguagem e a vida social em grupo se desenvolvem. Não existe LAD (“dispositivo da aquisição da linguagem”), não existe gramática universal pré-ordenada de Chomsky; ao contrário, a linguagem evolui para se ajustar confortavelmente com os mecanismos cerebrais preexistentes, e o cérebro se desenvolve para acomodar esses novos potenciais lingüístico. A linguagem e o cérebro co-evoluiram. A linguagem evoluiu para ajustar os processos cerebrais que dividem o mundo de modos particulares, entre coisas e ações, substantivos e verbos; e. com a linguagem se desenvolveu desse modo, ela por sua vez deu forma à evolução de estruturas do cérebro (e mentais) para que se ajustassem a demandas cada vez maiores de espaço cerebral e mental e processos cerebrais e mentais.

As mentes, como Donald diz, são “hibridas”, ao mesmo tempo produto e o processo desse sistema biossocial evoluído e em desenvolvimento. E é dentro dessa estrutura que Rose, leva em consideração os feitos do cérebro humano inteiramente formado, no capitulo 6. Ter um cérebro, ser uma mente.

A memória, tópico central de pesquisa de Rose, é a propriedade que mais nos define; acima de tudo, constitui a nossa individualidade, proporciona a trajetória de nossa vida com continuidade autobiográfica, de modo que parecemos estar aptos, mesmos nas oitava e nona décadas da nossa vida, a nos lembrar de episódios de nossa infância. O hipocampo é necessário para o aprendizado de novas informações, mas não para “armazená-las” mais tarde. Estudos de imagens mostram outras regiões do cérebro, por exemplo o córtex inferotemporal esquerdo, como ativo durante a recuperação da memória.
O que está claro é que, não importa quanto passamos ter descoberto a respeito dos processos neurais envolvidos na aprendizagem, ainda está muito poço claro como funciona o processo de recordação. Claramente, lembrar é um evento ativo, não passivo, e se baseia em uma variedade de processos cognitivos e afetivos. Os cérebros e os corpos são sistemas abertos, não fechados, em interação continua com os mundos externos, material, biológico e social.

A Consciência é uma propriedade evoluída do cérebro, dependente de estruturas cerebrais particulares, sugere Antonio Damásio, em sua tentativa heróica para deduzir a neuroanatomia dos sentimentos e da percepção do próprio individuo. . Para Rose, estar consciente é estar atento á sua história e lugar no mundo, suas futuras intenções e metas, seu senso de atuação, e a formação cultural e social dentro das quais se vive. O cérebro e o corpo possibilitam a consciência, uma das razões pelas quais as consciências são singulares. Rose, não é o único neurocientista a discutir isso. Na verdade, todo um campo novo está surgindo: a neurociência cognitiva do comportamento social humano- mas que só será possível em colaboração com psicólogos, antropólogos, etnólogos, sociólogos e filosofos

A consciência é,portanto uma propriedade emergente, não possível de ser dicotomizada, historicamente localizada de modo indissolúvel. Existe em conjuntos de relacionamento, entre a pessoa e o mundo ao seu redor, irredutível a um mero mecanismo causal; mas não um fantasma misterioso na máquina, tampouco. È assunto de investigação cientifica, mas não a ser cercada pelos métodos da neurociência com nossos dispositivos de imagens, eletrodos e um monte de remédios de fármacos psicoativos.

O cérebro não depende só do suprimento de nutrientes do sangue; o envelhecimento traz consigo mudanças no sistema imunológico e nos níveis hormonais, incluindo o cortisol e esteróides como o estrogênio e a testosterona. Essas flutuações afetam sua interação com os receptores neuronais no cérebro, em especial o hipocampo. Também, é claro, há mudanças nos imputs sensoriais; mudanças na fisiologia do corpo, na capacidade do sistema digestivo, na imagem corporal, com o declínio da força muscular, perda de apetite ou capacidade sexual – tudo altera a percepção e a consciência.
A morte, como o resto da vida, é um evento biosocial.

Podemos concluir com Rose, que:
O cérebro, e particularmente o córtex, mantém representações do mundo exterior e de planos de ação sobre esse mundo, sob a forma de padrões múltiplos e complexos de atividade neural em células especificas, em relacionamentos definidos topologicamente com seus vizinhos, que juntos, proporcionam modelos do mundo exterior – ou pelo menos modelos de como o cérebro e a mente percebem o mundo exterior, por que, no fim, o que conhecemos não é o mundo, mas a percepção que temos dele.

O cérebro humano revela sua ancestralidade. Sua bioquímica básica foi essencialmente fixada na aurora da era evolutiva, com o surgimento das células. A neurofisiologia básica delas, com seus potenciais de membrana e emissão de sinais por meio de mensageiros químicos, é anterior ao aparecimento de sistemas nervosos. Os neurônios foram inventados era antes de serem montados em cérebro. O emigma do contralateralismo – exigindo cruzamentos dos nervos, conectando corpo direito com cérebro esquerdo e vice-versa – aparece até nos vertebrados mais primitivos, e seus sucessores tiveram de viver com isso desde então. Ocasionalmente aparecem novas soluções de projeto, como uma inversão da substância branca e cinzenta que resolveu o problema de embalagem neuronal, pondo as células na superfície para formar o córtex e enfiando seus imputs e outputs para dentro, isolados em suas bainhas de mielina.

Entretanto, as desajeitadas regiões cerebrais com suas camadas múltiplas, com suas funções aparentemente sobrepostas ou redundantes, como o tálamo e o córtex, traçam a dominância constante do prosencéfalo sobre o mesencéfalo durante a evolução vertebrada, na qual as estruturas raramente são abandonadas, sendo simplesmente superpostas por – e subordinadas a – outras.

Para compreender as mentes de hoje, temos de compreender as pressões e restrições evolutivas que lhes deram o feitio. Nossas mentes têm todas as capacidades imaginadas por Santo Agostinho; elas podem conter o mundo, como Emily Diakinsen teria escrito. Nós temos individualidade e somos nós próprios. Somos conscientes, temos sentimentos. Amamos e odiamos, conseguimos teorizar o universo e construir filosofias e valores éticos. Conseguimos inventar e desinventar deuses. Acima de tudo, somos seres sociais e, nossas mentes funcionam com significados, não com informações. Sob alguns aspectos a expansão das capacidades mentais, dos nossos ancestrais unicelulares até o homo sapiens, aconteceu pari passu com a evolução de…quê?. Não apenas do cérebro, mas do cérebro no corpo e ao mesmo tempo na sociedade, na cultura e na história.

No nível das moléculas as coisas parecem mais fáceis, mais precisas, com as discussões, experiências bioquímicas e farmacológicas provam que, quando um animal aprende uma nova tarefa, ocorre uma cascata de processos moleculares, resultando em propriedades elétricas atenadas e conexões sinápticas em regiões especificas do cérebro, como previsto por Donald Hebb. O bloqueio desses processos em animais de experimentação por meio de fármacos específicos ou inibidores impede que a memória seja formada, ou resulta em amnésia uma vez que a memória tenha sido formada, ao mesmo tempo que a ênfase nos processos pode acentuar lembranças de outromodo fracas, podendo ser aplicadas em seres humanos.
Exatamente, porque somos organismos biossociais, por que temos mentes constituídas pela interação evolutiva, de desenvolvimento, e histórica dos nossos corpos e do nosso cérebro (o punhado de neurônios – Francis Crick) com os mundos social e natural que nos rodeiam é que temos responsabilidades por nossos atos, que possuímos, como seres humanos, a faculdade de criar e recriar os nossos mundos.

Nossa compreensão ética pode ser enriquecida, mas não substituída, pelo conhecimento neurocientifico, e assim o será por meio da atuação expressa socialmente que seremos capazes, só em que seremos, de administrarmos aspectos éticos, jurídicos e sociais das neurotecnologias emergentes.

BIBLIOGRAFIA BASICA
ROSE, Steven P.R. O cérebro do século XXI: Como entender, manipular e desenvolver a mente. Tradução de Helena Londres; revisão técnica Marcelo Leite. São Paulo: Globo, 2006. A promessa – e a ameaça. Cap. 1. Pp. 9-19; O passado é a chave para o presente. Cap. 2. Pp.21-69; De 1 a 100 Bilhões em nove meses. Cap. 3 pp.71-100; Tornar-se humano. Cap. 4. Pp.101-127; Tornar-se uma pessoa. Cap. 5. pp.129-154; e, Ter um cérebro, ser uma mente. Pp. 155-186.

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