Publicações listadas em ordem alfabética do título:
Will Goya
Durante a pandemia do Covid-19, Sebastião, um jovem que estava concluindo
o ensino médio, informa ao pai que está pensando em ser terapeuta. O pai diz
que “ser terapeuta” pode ser mais que uma profissão, pode ser uma opção de
vida. Diante da resposta do filho, que afirma querer apenas uma profissão, o
pai decide escrever alguns conselhos para que o filho possa ler mais tarde.
Estes conselhos são lições que demonstram não só aos terapeutas, mas
também aos leitores de uma forma geral, como o conhecimento da filosofia
clínica pode contribuir para a construção de um mundo mais compatível com o
desenvolvimento humano dos nossos dias.
Sandra Sucupira
Este é um livro paradidático que, por meio de uma divertida atividade pedagógica, apresenta e aproxima a criança de conteúdos filosóficos próprios do mundo infantil. É um livro ilustrado de aventuras e sentimentos, um apanhado de histórias e emoções do universo da criança, um espaço onde elas possam dar cor a cada sentimento delas.
Sandra Sucupira
Este livro narra a história de Crico, o ratinho pensador, que ao visitar uma floresta encantadora conhece muitas criaturas, entre elas Aninha. É a primeira vez que ele se encontra com um ser humano, uma experiência emocionante. Prepare-se para viajar com o ratinho Crico ao lugar mais incrível que existe no mundo: a Floresta Queijo Quente. Lá você conhecerá criaturas divertidas e misteriosas. Será uma viagem inesquecível!
Olga Hack & Márcio José Andrade da Silva
Uma compreensão teórica e prática através de filmes
Pe. Flávio Sobreiro
Lucio Packter
Cláudio Fernandes & Professores Recanto da Filosofia Clínica (Orgs.)
Este é um livro que tem seu sentido no universo da Filosofia Clínica. É sobre Submodos, uma parte importante do método.
Quem frequenta a Filosofia Clínica sabe que são raríssimos os trabalhos disponíveis sobre os Submodos. De certa maneira isso é plenamente compreensível quando se atenta para a sua natureza de modo “sub”, isto é, subordinada à Estrutura de Pensamento – EP – de uma pessoa. Como escrever de maneira genérica sobre o que é, por natureza, singular?
Os Submodos descrevem as formas como esta pessoa age, se comporta, como vai de um momento ao seguinte, a partir de sua estrutura. São 33 modos diferentes, que vão se misturando, se amalgamando, criando combinações e possibilidades inumeráveis, que se referem só a uma, a esta pessoa.
E, além disso os Submodos também conformam os procedimentos e as eventuais interferencias clínicas adequados a esta pessoa, com esta Estrutura de Pensamento, em suas combinações próprias, singulares.E isto sem entrar na questão, sempre relevante, da singularidade de quem é a/o clínica/o e seu modo de leitura.
A solução é simples e genial: são 15 filósofos clínicos, que cada um a seu modo, veio e escreveu sobre seu modo de ver, de combinar Submodos. Sem muita definições ou teorias, cada um trouxe seu olhar sobre um Submodo. É um amplo painel sobre os Submodos. Sobre todos eles. O maior que até hoje se escreveu.
E o que é muito bacana e que está lá na apresentação: “Este é um livro feito com verdade e contentamento por cada autor. Em muitas perspectivas da Filosofia Clínica o leitor tem um testemunho de sentido de como se faz uma colaboração coletiva”
Cláudio Fernandes & Professores Recanto da Filosofia Clínica (Orgs.)
Um livro sobre os 30 tópicos da EP, da Estrutura de Pensamento, essa parte tão central da Filosofia Clínica. E o bacana é o modo como foi feito num generoso trabalho coletivo de 30 filósofos clínicos diferentes, de muitas regiões do Brasil, com experiências pessoais e profissionais riquíssimas, muito diferentes entre si.
Os muitos modos da Filosofia Clínica vão aparecendo, se deixando vislumbrar nas formas como cada tópico é tratado. São concepções pessoais daquilo que é o método, os diversos caminhos possíveis nas infinitas possibilidades das coisas humanas. Tão diferentes entre si e tão inclusivas, solidárias.
A EP é um recurso genial da Filosofia Clínica para dar conta das questões existenciais sem cair nas armadilhas do muitos modos de solipsismo em que ficaram aprisionadas grande parte das teorias psicológicas e psicanalíticas. Articulando as mais diversas tradições filosóficas, traz através de cada tópico, maneiras de aproximações com o conhecimento humano em outro paradigma.
Cada texto é um comentário, um modo de olhar, antes de ser didático. E, talvez por isso,ensine tanto.
Não é preciso ir longe para perceber e reconhecer em cada esse traço. E nas entrelinhas vai sobressaindo um nível tão raro de generosidade que emociona. Um livro feito com seriedade e alegria.
Inscreva-se em nosso boletim informativo e receba novidades em sua caixa de e-mail.