Siga-nos:

Alfin, o fantasma

Alfin, o fantasma

Alfin notou que Samary o chamava eventualmente de Velles quando muitos meses depois de se conhecerem ela o chamou de “… não diga assim, Velles” – em frente a um amigo em comum. O amigo em comum conhecera Velles, ex marido de Samary, e comentou, com ar afetadamente informal com Alfin enquanto Samary atendia a uma breve chamada no celular.

Alfin achou curioso e passou a reparar na frequência com que Samary o chamava de Velles. Estes reparos se somaram a outras observações como “… tu nunca me ouves” – logo ele que se caracterizava entre as pessoas por ser um compadecido ouvinte. E “… tu sempre me colocas para baixo, nunca me apoias”, expressões sinônimas de “…estás sempre me criticando”.

Alfin começou um processo de perguntas a Samary. As respostas de Samary eram somente confirmações para as perguntas.

– Samary, eu sempre te critico?

– Sempre… ontem quando comprei aquele sapatinho baixo me perguntaste porque precisava custar duzentos reais.

– É verdade, eu disse. Mas em tantas vezes eu nunca comentei nada.

– Não comentar não significa não pensar, V… Alfin.

O tempo passou e Alfin percebeu outros eventos que lhe deixaram perplexo, nos primeiros meses; triste, nos segundos meses; nos meses a partir de então ele quis compreender o que se passava.

Por exemplo: ao referir-se à mãe de Alfin, Samary inúmeras vezes a chamou pelo nome da mãe de Velles; ao providenciar um almoço surpresa, Samary chorava porque achava que Velles, aliás, Alfin, traria amigos – mas que ele nunca fez isso, como costumeiramente Velles fazia. Quando jantavam fora com amigos, Samary acusava perturbações como a irritação a partir de qualquer coisa, acusava Alfin de se exibir, de a menosprezar diante dos outros, de preferir os amigos a ela.

Foi então que Alfin teve um sonho. Era uma noite quente, verão, e no sonho os amigos, Samary, outras pessoas estavam em uma aldeia, beira mar, saboreando sucos, no início da noite. Alfin falava para as pessoas, mas elas não respondiam para ele; ele perguntava ou pedia, ninguém parecia sequer lhe ver. Colocou-se diante de uma senhora e ela, serenamente, passou pelo meio dele. Alfin tomou um susto. Sentou-se. Pegou um copo de água, mas os dedos atravessaram feitos nuvens o copo, a água, a mesa.

Samary, olhando para a cadeira onde ele estava sentado, mas sem o ver, falou em tom baixo, mais para ela mesma ouvir:
– Por que Alfin não veio?

Alfin veio, mas era um fantasma. Somente poderia ser visto e tido como fantasma, não como pessoa. Ao acordar, ele estava calmo, suave, ainda com vontade de seguir dormindo. Na cama comentou com Samary o sonho.

Ela disse que aquilo era uma bobagem, que fantasmas não existem, que fantasmas não escolhiam o canto da cama no qual gostam de dormir, como ele sempre fazia. E, aliás, como ele nunca, nunca, fez…

artigo publicado na edição 49 da revista Filosofia, da Editora Escala.

Compartilhar